top of page

A importância da amamentação

  • Foto do escritor: Laís Vieira
    Laís Vieira
  • 20 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

ree


A muito tempo a amamentação vem sido tratada como tabu e está mais do que na hora de acabar com isso.



O ato de amamentar é o primeiro vínculo

mãe e filho, é interação, carinho, ligação, é amor.



A amamentação nada mais é do que a fonte de nutrição que o seu bebê necessita nos primeiros meses de vida. Ele possui todos os nutrientes e água necessários para que seu filho cresça e se desenvolva de maneira saudável, além de combater inúmeras doenças fortalecendo o sistema imune das crianças, ajuda na digestão, promove a saúde bucal e beneficia o desenvolvimento cognitivo.


Ouvimos muitos saberes populares sobre a potência do leite materno, "criança que chora demais é porque está com fome" , "seu leite está fraco, dá mingau pra esse menino", e quem acredita nessa conversa está totalmente enganada, todo leite materno tem as propriedades que o bebê precisa, ele sempre vem completo. O inimigo da amamentação é: pouco líquido, cansaço e estresse. Por isso mãe não dê ouvidos ao que as pessoas falam por aí, se concentre no seu filho e se tiver alguma dúvida sempre pergunte ao seu médico ou a sua nutri.



ree

Além de trazer inúmeros benefícios para os bebês, amamentar também ajuda as mamães na perda de peso durante o pós parto, na involução do útero (o útero volta ao seu estado e lugar correspondente), proteção contra o câncer mamário e de ovário entre outros benefícios.


É recomendado pela Organização Mundial de Saúde que as crianças sejam amamentadas exclusivamente por meses, após esse período deve-se haver a introdução de alimentos e água na dieta dos bebês, mas a amamentação não deve ser totalmente excluída, ela deve ser ofertada até o primeiro ano de vida podendo ser estendida até o segundo ou mais.



ree

A PEGA


Muitas mulheres se queixam de feridas e muita dor durante a amamentação. Não é normal sentir muitas dores, por isso existem algumas formas para amenizar " o sofrimento" das mamães.

Antes de amamentar você pode realizar uma pequena ordenha e envolver todo o bico do peito com o leite e depois realizar a amamentação, após cada mama você também pode passar um pouco de manteiga de cacau nas auréolas, ela irá ajudar a fechar as rachaduras e sempre antes de dar de mamar limpar com um pouco de água.

A forma com que o bebê pega no peito influencia muito na hora de mamar. A pega correta faz toda a diferença, ela evita dores e desconfortos, além de evitar feridas.



ree

O bebê precisa colocar dentro da boca toda a auréola, se ela for muito grande tente fazer com que ele coloque pelo menos a maior parte, esse movimento evita que ele sugue de forma incorreta e dores para a mãe.



ree

Amamentar faz bem para o bebê e para a mamãe!!


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!

Se ficou alguma dúvida ou se você quer saber mais um pouquinho sobre nutrição deixe seu comentário que ficarei super feliz em te responder!


Abraços da nutri

 
 
 

Comments


bottom of page